data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: 3ª Divisão de Exército (Divulgação)
O 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), chamado Regimento Mallet, fez a tradicional homenagem ao patrono da Artilharia brasileira, o Marechal Emílio Luiz Mallet. A solenidade ocorreu no último sábado, com presença do vice-presidente da república Hamilton Mourão (PRTB), que também é general do Exército. Ano passado, o evento foi cancelado devido à pandemia. Neste ano, a cerimônia não teve presença de público. O Dia da Arma de Artilharia é comemorado em 10 de junho, última quinta-feira.
Em Santa Maria, Mourão fala sobre ESA, uso de máscaras e pretensões políticas
A encenação faz referência à batalha de Tuiuti, que aconteceu em 1866 durante a Guerra do Paraguai. Essa foi a maior batalha campal da América do Sul e envolveu 55 mil soldados.Nessa batalha, o profundo fosso construído por ordem de Mallet para a proteção de sua linha de fogo resistiu a 20 cargas de cavalaria, sendo trunfo decisivo para barrar o avanço da tropa inimiga.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: 3ª Divisão de Exército (Divulgação)
A cerimônia coincidiu com os 25 anos do Memorial Mallet, que teve uma placa comemorativa inaugurada por Mourão, junto do general Marcos Antonio Amaro dos Santos, chefe do Estado-Maior do Exército.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Romerio Cunha (Vice-Presidência/Divulgação)
Escola da ESA em Santa Maria 'tem meu voto', diz Mourão
O vice-presidente já havia comparecido à encenação em 2019. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também havia vindo a Santa Maria, na primeira visita ao Rio Grande do Sul depois de eleito. À época, o evento ainda se chamava Festa Nacional da Artilharia (Fenart) e centenas de apoiadores aguardaram a chegada de Bolsonaro na Base Aérea de Santa Maria, atual Ala 4, na RSC-287.
'Nos EUA, quem tem as duas doses da vacina já pode andar sem máscara', disse Mourão
A imprensa não teria acesso ao evento neste ano, mas a entrada foi permitida posteriormente. Quem pôde participar eram somente os envolvidos na encenação, autoridades civis e militares.